Créditos da foto: Fernanda Romero

Créditos da foto: Fernanda Romero

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Desejo de ano novo


25 de dezembro. Última terça-feira do ano, mais especificamente após o almoço com as sobras da noite passada e de comer até ficar triste (como diria um tio meu..), e cá estou eu pra última postagem do ano.

Desde que me conheço por gente tenho a sensação de que esse é o único dia e momento do ano que não se há absolutamente nada pra fazer... nada pra se preocupar (ou que seja digno de preocupação nessa ocasião), nada de novo na TV que prenda a atenção, só as mesmas reportagens de comilanças, dietas, Papai Noel, crianças...

Um dia, um só dia de excepcional altruísmo, paz e contentamento em meio urbano que só mesmo a energia mágica do Natal é capaz de proporcionar entre todos os 365 dias. E nesse momento de serenidade luxuosa é que todos os anos começo a pensar de verdade as ideias para o ano que está por vir.

Além dos meus desejos pessoais, um dos meus mais sinceros e fortes desejos é pela Educação do Brasil em 2013. Educação com E maiúsculo, para dentro e além das salas de aula. Educação pra vida.

Desejo verdadeiramente que no próximo ano a Educação caminhe rumo à uma Educação que se ocupe não só de livros, quantidades e conteúdos, mas que principalmente habilite a lidar com sensações, sentimentos, com o humano, no sentido mais amplo da palavra.

Desejo que ela siga em direção à uma Educação que inspire, e não castre. E que oriente o movimento.

Desejo que ela avance rumo à uma Educação que possibilite pessoas a transformar informações fragmentadas em significados, em conhecimento útil sobre o mundo e para a vida. Que possibilite transgredir positivamente.

Desejo que ela caminhe para uma Educação que habilite, em primeiro lugar, a amar. A nós mesmos. Ao nosso próximo. A todos os seres viventes na Terra. Que habilite a buscar o progresso sempre, constante e infinitivamente, mas que também ensine a lidar com as nossas falhas e incertezas da vida.

Vibro pela Educação no próximo ano e sempre, porque só a partir dela é que podemos fazer de todos os nossos dias do ano um pouco mais Natal.







Nenhum comentário:

Postar um comentário