Créditos da foto: Fernanda Romero

Créditos da foto: Fernanda Romero

domingo, 12 de agosto de 2012

Lixo educativo

A criatividade humana bem direcionada é mesmo incrível.

Navegando pela Internet, assim, despropositadamente, me deparo com uma imagem que representa o poder de re-, co- e criação do ser humano. E mais, de encontrar possibilidades das mais impensáveis a partir de uma necessidade.

Uma organização sem fins lucrativos da Guatemala estimula habitantes de povoados carentes do país a construírem juntas escolas feitas de garrafa pet. É isso mesmo, uma instituição de ensino levantada a partir de garrafas pet que teriam o lixo como destino final. Ou os rios, mares e queimadas indiscriminadas...

O processo é assim: crianças são orientadas a recolher todo tipo de lixo inorgânico, como isopor, sacos plásticos e de chips. E encher as garrafas com esses materiais até que fiquem duras como tijolos.


Crianças enchendo as garrafas recolhidas


Depois, os “tijolos” são colocados entre arames e revestidos de cimento.

                                                           Parede da escola



Revestimento com cimento


Essas matérias-primas principais são adquiridas de fornecedores locais, estimulando e gerando impacto direto na economia da comunidade.



                Comunidade participando ativamente do processo de construção de uma escola


Além de ser uma alternativa bem mais barata do que os tradicionais blocos de concreto e ajudar na preservação ambiental, as escolas de garrafa mantém a temperatura ambiente.





Escola concluída


Uma iniciativa dessa bem mais próxima da gente aconteceu na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.

Alunos de uma universidade, juntamente com alunos, pais e voluntários da comunidade construíram uma sala de garrafas pet, nomeada de Sala para Ecoformação da Comunidade Escolar.

O espaço é destinado para contação de histórias e aulas de educação ambiental.







O mais bacana disso tudo é que, mais que escolas, esse projeto possibilita às pessoas envolvidas, especialmente para as crianças, um novo olhar sobre o lixo e o meio ambiente, além de fortalecer o sentimento de comunidade e de ser capaz de gerar soluções criativas para seus desafios reais. 

            hugitforward.org
            novo.itajai.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário